quinta-feira, 20 de junho de 2013

FUNDAMENTOS DE ECONOMIA-DIREITO: QUESTIONÁRIO II

Foto: São Luís -Maranhão


II - QUESTIONÁRIO DE FUNDAMENTOS DE ECONOMIA-TURMA DE DIREITO


1) O que é Economia?

R:  É a ciência da escolha, isto é, estuda como as sociedades administram recursos escassos para produzir bens e serviços, além de distribui-los entre diferentes indivíduos.

2) Como podemos conceituar Microeconomia?

R:  Podemos conceituá-la da seguinte maneira, é o estudo do modo como as famílias, as empresas e o setor público tomam decisões, bem como o estudo da forma como eles interagem.

3) O que é escassez?

R: Escassez é um conceito relativo e refere-se ao desejo de adquirir uma quantidade de bens e serviços maior do que há disponível.

4) Diferencie Fatores ou Recursos Produtivos de Produtos:

R:  Inputs ou fatores ou recursos produtivos são os recursos empregados pelas empresas de unidades econômicas de produção para produzir bens e serviços. Já, outputs ou produtos, consiste em uma ampla gama de bens e serviços, cuja finalidade é o consumo ou o uso posterior na produção.

5) O que é Macroeconomia?

R: Macroeconomia é o estudo dos fenômenos que afetam o conjunto da economia, em um país ou Estado.


6- O que se entende por Lei da Oferta?

R: Entende-se que é um princípio que expressa a relação direta existente entre o preço e a quantidade ofertada: à medida que o preço sobe, aumenta a quantidade ofertada.

7- O que mede a elasticidade?

R: A elasticidade mede a resposta da quantidade de procura e oferta,  a variação em seus determinantes.

8- O que é demanda de mercado?

R: Demanda de mercado é a soma das demandas individuais que integram tal mercado.

9- O que significa a curva da demanda ter a  inclinação negativa?

R: A curva da demanda com inclinação negativa tem o significado de, quando o preço diminui, a quantidade demandada aumenta.

10- A que se refere a Lei da Demanda?

R: Se refere à relação inversa entre o preço de um bem e a quantidade demandada, pois ao aumentar o preço, diminui a quantidade demandada, e o contrário ocorre quando se reduz o preço.

11- Como se constrói a Curva de Demanda?

R: Se constrói sob a cláusula ceteris paribus, isto é, supondo que todas as variáveis permanecem constantes, exceto o preço.

12- O que é Oferta?

R:  É ter a intenção de vender.

13- Quando é que a Curva de Demanda se desloca?

R: A curva de demanda se desloca quando muda qualquer um dos fatores que influem na demanda, exceto o preço do bem.

14- Conceitue e dê exemplos: bens complementares, bens substitutos e bens independentes.

R: 1- Bens complementares: é um bem que deve ser consumido com outro bem, pois quando o preço de um deles aumenta, a demanda do outro diminui, independente do preço. Como exemplos  temos:  a impressora a tinta e o cartucho de tinta, o sapato esquerdo e o direito, café e açúcar, sorvete e cobertura, pão e manteiga, etc;
     
      2- Bens substitutos ou sucedâneos: é um bem que possa ser consumido em substituição a outro, isto é, bens concorrentes,  pois  quando o preço de um deles aumenta, a demanda do outro também aumenta, independente do preço. Como exemplos temos: caneta de tinta azul por caneta de tinta preta, margarina e manteiga,carne de frango e peixe, etc ;

     3- Bens independentes: são os que não guardam nenhuma relação entre si, de forma que a variação no preço de um deles não afeta a demanda do outro.  Como exemplos temos: fiambre e queijo, lápis e tijolo, óculos e feijão, etc.

15- O que significa Demandar?

R: Significa estar disposto a comprar, enquanto comprar é efetuar de fato a aquisição.

Nenhum comentário: