segunda-feira, 10 de junho de 2013

PSICOLOGIA APLICADA DIREITO- CASOS CONCRETOS









AULA 3 - AVALIAÇÃO PRÁTICO-TEÓRICA:
Aplicação Prática Teórica
1-         Sobre o conceito de identidade de gênero e suas contribuições para a pesquisa e a atuação psicossocial, assinale a afirmativa INCORRETA:

(a)                 a identidade de gênero diz respeito ao sentimento de pertencer a um gênero, independente do sexo biológico;

(b)                 eventuais distúrbios de identidade de gênero podem ser corrigidos, caso a criança seja encaminhada precocemente a um terapeuta;


(c)                  questões relativas à identidade de gênero costumam aparecer desde a primeira infância;

(d)                 estudos mostram que, muitas vezes, a forma como os professores conduzem as atividades na pré -escola reforça a construção de estereótipos de papéis de gêneros;


(e)                  numa perspectiva construcionista, a categoria sexual utilizada pelos indivíduos para definir suas vidas é entendida como resultante de um processo sóciohistórico.

(PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA PAULISTA ,  PSICÓLOGO/s.d.)


R: A resposta incorreta é a letra B.




2-         No mundo contemporâneo ocidental, as relações de um casal se fundamentam

(a)                 na fidelidade afetiva e sexual recíproca;

(b)                 no valor que agregam ao projeto de vida de ambos;


(c)                  nos fundamentos da moral judaico/cristã;

(d)                 no livre exercício de sexualidade de cada um;


(e)                  na profilaxia de doenças sexuais.

(PREFEITURA MUNICIPAL DE SOROCABA - PSICÓLOGO /2006)


R:   A resposta incorreta é a letra A



3-       Qual é o papel do Psicólogo no atendimento às mulheres vítimas de violência de gênero ou violência doméstica e familiar?


R:    O papel do Psicólogo Forense e sua atuação nos Direitos Humanos e do cidadão é o de não re-vitimização e qualificação profissional para atuar com as mulheres vítimas de violência doméstica. Espera-se dele uma atitude diferenciada, que não desqualifique a fala dessa mulher, nem adote uma atitude de julgamento ou de indiferença ao minimizar a situação que se apresenta.
         Cabe ao profissional Psicólogo trabalhar em grupo ou individualmente os sentimentos de culpa, medo, raiva, e a autoestima dessas mulheres em situação de violência. Um trabalho qualificado pode fazer ser assegurado com a devida Assistência Social e Psicológica, e assim fazer toda a diferença.


4-        Análise o texto abaixo à luz das questões de gênero:

        Das mulheres são esperados comportamentos compatíveis como servir e cuidar dos outros, sendo capazes de realizar duas ou mais jornadas e várias tarefas simultâneas em uma jornada interminável, que leva a um desgaste prolongado, enquanto que dos homens são esperados comportamentos compatíveis com autocontrole emocional, sendo capazes de assumir riscos e exigências que em muitas vezes superam sua capacidade física.

(ADAPTAÇÃO SEPROD/EMATER-PARÁ- PSICÓLOGO/2005)


R:  Sim, porque a expectativa secular de que ambos sejam, respectivamente, ela submissa e ele superpessoa, passa pela questão de gênero. O que requer uma conscientização para a não introjeção e  padronização dos condicionantes culturais.


AULA 4 - APLICAÇÃO PRÁTICO-TEÓRICA:
1-       A respeito das configurações familiares no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.

(  a ) Vem diminuindo o percentual de famílias compostas pelo casal e filhos e paralelamente crescendo as formadas por apenas um dos pais e seus filhos;

( b ) Em nossa realidade, estudos têm apontado que nas famílias de classe média permanece uma hierarquia de papéis, organizados a partir de uma visão tradicional do homem como provedor material e moral do núcleo familiar;
( c ) Assiste-se à transferência da autoridade familiar para a escola, organizações assistenciais e Estado, o que institui um domínio público em questões antes consideradas privadas;
( d ) A violência endêmica, com a consequente diminuição da utilização dos espaços públicos, vem comprometendo as relações de vizinhança, privando as famílias de uma rede de apoio;
( e ) Nem todas as formas de constituição de famílias são reconhecidas pela legislação brasileira que não reconhece, por exemplo, o casamento homossexual.
         (AGENTE DE DEFESA CIVIL. PSICÓLOGO RECIFE/2007)

R: É a letra “b” a resposta.

2-       As pesquisas sobre famílias no Brasil têm mostrado a diversidade na sua organização, tanto no que se refere à composição quanto no que diz respeito às formas de sociabilidade que vigoram no seu interior. Essa variedade,  segundo Romanelli ( in CARVALHO,2003), não elimina o predomínio da família nuclear constituída por:
(  a) Uma mulher, seus filhos resultantes de uma ou mais uniões e um companheiro, permanente ou ocasional;
(  b ) Uma mulher, seus filhos resultantes de uma ou mais uniões e um companheiro permanente;
(  c  ) marido, esposa e filhos biológicos;
(  d  )  Marido, esposa e filhos biológicos ou adotivos;
(  e  )  Marido, esposa, filhos e outros parentes.

R:  A incorreta é a letra “C”.

3) Leser ( in CARVALHO,2003) afirma que é comum considerar-se a desorganização familiar observada em muitas famílias que se encontram em condições de pobreza, como responsável pelo fracasso escolar. Entretanto, as pesquisas com famílias das favelas e periferias das grandes cidades apontam para o fato de que o que existe não é desorganização familiar, mas poliformismo familiar. A partir do texto acima responda:
a) Como pode ser explicado o poliformismo familiar?

R:  Explica-se pela formação de um  núcleo familiar com variadas formas, seu significado tem origem no grego ( poli = muitas; morphos= formas), assim fugindo ao padrão tradicional: marido, esposa e filhos. Atualmente, observa-se casais homoafetivos como núcleo da família, mas também avós, tios e tias, irmãos mais velhos e até mesmo vizinhos.

b)  Esta questão, do poliformismo familiar, teria conseqüências no fracasso escolar?  Fundamente sua resposta  ( ADAPTAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE MANAUS. PSICÓLOGO/2004)

R:  Não. Porque o fracasso escolar não tem relação direta com o poliformismo familiar que em sua origem são as várias modalidades de família, aquele se dá,  e, “ passa ocorrer a partir do século XIX , em função das mudanças econômicas e estruturais da sociedade”. (Bossa, 2002).

       Luciana Amaral Fiale*, diz : “Acredita-se que quando a criança tem bons vínculos familiares, independentemente de como essa família se organiza enquanto estrutura, ela também terá uma boa relação com professores
e amigos. A família desempenha um papel primordial na transmissão da cultura, se sobressaindo de todos os grupos humanos” (Fiale,).
4-       A família é o primeiro grupo social do qual o indivíduo faz parte. A observação e a análise das estruturas familiares permitem-nos identificar melhor a posição do indivíduo no grupo e os jogos que aí se produzem e podem se reproduzir na modalidade de sua articulação com todo o campo social. Exemplifique estas posições do indivíduo. (ADAPTAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MACEIO. PSICÓLOGO/2008).

R:  Sim. Pois a família ainda hoje é primordial para a socialização do sujeito e para o seu pleno desenvolvimento. Uma família consciente de seu papel proporciona sustentabilidade para os seus, em conseqüência, as demais pessoas.

Fontes de Pesquisas:
2-        In: Fracasso Escolar : Família, escola e a contribuição da Psicopedagogia
* Graduada em Pedagogia Licenciatura Plena nos anos inicias UNIFAI. Especializanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Assunção UNIFA
  
  
APLICAÇÃO PRÁTICA TEÓRIA-AULA
A Constituição da República Federativa do Brasil estabelece, no capítulo VII Da família, da criança, do adolescente e do idoso, no artigo 227, parágrafo 4º. “A lei punirá severamente o abuso, a violência e a exploração sexual da criança e do adolescente”,
Assegurado isso pela Constituição, a questão refere-se à evidência da ocorrência, uma vez que a maioria dos abusos em crianças (80%) são praticados por membros da família ou pessoas muito próximas que lhes impõem o silêncio. Sobre os procedimentos a serem adotados, de imediato, sobre o assunto, considere as afirmativas a seguir;
I-         Denunciar o fato ao Conselho tutelar local;
II-        Dialogar com o agressor esclarecendo a íntima relação do abuso sexual com outras situações de risco como maus tratos, negligência, pobreza e ainda, grande dificuldade de relacionamento social, agressividade, solidão, entre outras;
III-      Buscar informações com outros profissionais da saúde e em livros especializados para estar preparado e apto a atender os casos de abuso sexual, uma vez que dificilmente ocorrem queixas ou denúncias;
IV-       Dar oportunidade à criança ou ao adolescente de falar sobre o abuso e de expressar suas emoções e sentimentos após o fato, pois reações de depressão e ansiedade ocorrerão em virtude do trauma ser revivido durante algum tempo;
V-       Afastar a vítima do agressor imediatamente, providenciando um local seguro e dando apoio emocional e psicológico, para, entre outros procedimentos, desculpabilizar a vítima.

Então, CORRETAS apenas as afirmativas:

( a ) I e II;
( b ) II e III;
( c ) I, II e IV;
( d ) I, IV e V;
( d ) I, III e V.

R:   A letra (d).


2- Em 2005, a esperança de vida do brasileiro alcançou os 71,9 anos. O Distrito Federal lidera o ranking da expectativa de vida nacional, com 74,9 anos seguindo-se os estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Essa estatística do IBGE implica que:
( a) esse perfil demográfico gera demandas específicas nas mais diversas áreas da organização social, entre elas os aspectos previdenciários são os mais reconhecidos, mas estão longe de serem os únicos;
( b ) A alteração desse perfil demográfico repercutirá de forma positiva na arrecadação de impostos especialmente nas contribuições para a Previdência Social;
x( c ) A expectativa de vida brasileira está próxima de países como Japão, Suíça e Itália;
( d ) A dramática situação da infância justifica o não atendimento adequado das necessidades dos idosos;
( e ) A maior expectativa de vida em Brasília ocorre porque o Distrito Federal é a região mais rica da Federação.
   ( PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO LUIS – PSICÓLOGO/2007)

R:  A correta é a letra ( c ).

3- Observe o seguinte relato: Vivíamos uma situação econômica difícil. Um dia, briguei com meu irmão, e ele começou a gritar. Meu pai chegou e bateu nele, mas ele correu. Depois me bateu e dizia: chora seu vagabundo, chora. Ele batia mais e foi batendo com a correia e sua fivela, depois com as mãos e depois com os pés, gritando: chora seu desgraçado, chora coisa ruim, tu num vai ser nada na vida. Isso não foi uma ou duas vezes, isso foi toda a minha infância. Em função deste relato e dos fundamentos teóricos sobre a violência contra a criança, responda:
(ADAPTAÇÃO- PREFEITURA DE RECIFE - PSICÓLOGO/s.d.)

a)       Que tipo de violência foi cometida,  neste caso relatado ?

R: Violência doméstica, porque de acordo com o Art. 227 da CF/88, que determina para a família, a sociedade e o Estado o dever de assegurar com absoluta prioridade os direitos da criança e do adolescente.

b)       Quais providências deveriam ser tomadas?

R: Denúncia de maus tratos, com uso degenerado da agressividade por meio físico e verbal.

4- O ECA nasceu em resposta ao esgotamento histórico-jurídico e social do Código de Menores, em um momento em que o direito infanto-juvenil deixa de ser considerado um direito menor, para se tornar um direito equiparado ao do adulto. A partir da afirmação acima, quais direitos foram adquiridos a partir do Estatuto da  Criança e do Adolescente?
( ADAPTAÇÃO-SECRETARIA DE ESTADO DA GESTÃO ADMINISTRATIVA PSICÓLOGO/2008)

R: O    Estatuto da Criança e do Adolescente  ECA — é um conjunto de normas do ordenamento jurídico brasileiro que tem como objetivo a proteção integral da criança e do adolescente, medidas e expedindo encaminhamentos para o juiz. É o marco legal e regulatório dos direitos humanos de crianças e adolescentes. O Estatuto divide-se em 2 livros: o primeiro trata da proteção dos direitos fundamentais à pessoa em desenvolvimento e o segundo trata dos órgãos e procedimentos protetivos. Encontram-se os procedimentos de adoção (Livro I, capítulo V), a aplicação de medidas sócio-educativas (Livro II, capítulo II), do Conselho Tutelar (Livro II, capítulo V), e também dos crimes cometidos contra crianças e adolescentes.
     Isto posto, entende-se que  a primeira diferenciação advinda do Estatuto foi a conceituação de criança (aquela até 12 anos incompletos) e adolescente  (de 12 a 18 anos), e o tratamento diferenciado para ambos.
    Assim, faz-se necessário atermos a um profícuo compromisso social e um efetivo exercício da cidadania para confirmamos o que determina a “Constituição Cidadã”.
    

 APLICAÇÃO PRÁTICA TEÓRIA-AULA
1-       Considerando a atuação do psicólogo em psicologia jurídica, assinale a opção CORRETA:
( a ) O psicólogo da área jurídica deve transcender as solicitações do mundo jurídico. Deve repensar se é possível responder, sob o ponto de vista psicológico, a todas as perguntas que lhe são lançadas, estabelecendo uma relação de complementaridade entre direito e psicologia;

( b ) O psicólogo que atua na área jurídica atende à demanda jurídica, como uma psicologia aplicada, cujo objetivo é contribuir para o melhor exercício do direito, em uma relação de  subordinação, na qual o saber psicológico está a serviço do mundo jurídico;
( c ) A atuação do psicólogo na área jurídica tem por objeto de estudo uma das manifestações da subjetividade, ou seja, o estudo do comportamento, enquanto que o estudo das conseqüências das ações jurídicas sobre o indivíduo é função da psicologia clínica;

( d ) O psicólogo jurídico pode fazer orientações, contribuir para políticas preventivas e estudar os efeitos do mundo jurídico sobre a subjetividade do indivíduo. A perícia constitui a única atividade que não é praticada pelo psicólogo jurídico.

R: A resposta correta é a letra B.  Exato, pois a Psicologia Jurídica como uma psicologia autônoma produz conhecimento que se relaciona com o conhecimento produzido pelo Direito, o que possibilita que haja uma interação, um diálogo entre estas ciências. Todavia a especificidade da Psicologia Jurídica ocorre nesse campo de interseção com o jurídico.
    Isto posto, entende-se que, segundo Leal [1]: A Psicologia Judiciária também é um subconjunto da Psicologia Forense e corresponde a toda prática psicológica realizada a mando e a serviço da justiça. É aqui que se exerce a função pericial. A Psicologia Judiciária está contida na Psicologia Forense, que está contida na Psicologia Jurídica. A Psicologia Judiciária corresponde à prática profissional do psicólogo judiciário, sendo que toda ela ocorre sob imediata subordinação à autoridade judiciária (LEAL, 2009)”.


1-LEAL, Liene Martha. Psicologia jurídica: história, ramificações e áreas de atuação. Diversa :: Ano I - nº 2 :: pp. 171-185 :: jul./dez. 2008



2-       Estudos diferentes mostram que entre 40% a 60% dos criminosos acabam voltando para a prisão.
A afirmação acima foi usada para comprovar que:

( A ) falta mais disciplina nos presídios atualmente, tanto para criminosos quanto para os responsáveis.
( B ) nem sempre é necessário manter os criminosos afastados da sociedade, em prisões fechadas.
( C ) a ausência de controle dos prisioneiros dentro das penitenciárias é elevada, por falta de especialistas em segurança.
( D ) um sistema penitenciário fechado e baseado apenas na imposição da disciplina não apresenta bons resultados, como deveria.
( E  ) é possível recuperar praticamente todos os criminosos, desde que eles estejam dentro das prisões.


R:  A correta é a letra D, porque é necessário que haja respeito à dignidade humana, conforme estabelece a CF/88, além de buscar retirá-lo da ociosidade, reeducá-lo, formando a pessoa humana, dando-lhe uma vocação ou projeto de vida, para reinseri-lo na sociedade.


3-       Qual prática psicológica  deve ser produzida pelo psicólogo no sistema de justiça?


-          R:   Segundo ADRIANA EIKO MATSUMOTO, Doutoranda em Psicologia Social PUC/SP ( In: Atuação do psicólogo no sistema prisional),  “a Resolução CFP 09/2010 nada mais faz do que, ao iluminar-se com a LEP, colocar o papel do psicólogo no devido cumprimento da LEI: realizar individualização e acompanhamento da pena. Reside aqui o verdadeiro objetivo que deveria ser buscado por todos os profissionais da Execução Penal (e pela sociedade em geral): PELO CUMPRIMENTO DA LEP, PELO ACOMPANHAMENTO DA PENA, PELA GARANTIA DOS DIREITOS E PELA REINTEGRAÇÃO SOCIAL!!! A PSICOLOGIA ESCOLHE EFETIVAR A LEP, A PSICOLOGIA ESCOLHE REALIZAR O ACOMPANHAMENTO DA PENA, DE MANEIRA COMPROMISSADA E TENDO COMO PRESSUPOSTOS A CF, OS DIREITOS HUMANOS, AS LEGISLAÇÕES EM VIGOR NESSE PAÍS (LEP, SUS, REFORMA PSIQUIÁTRICA), O CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL E, AGORA, A RESOLUÇÃO CFP 09/2010”.

4-       Há quem diga que a recuperação dos presos não acontece, e que a pena de morte seria sugestiva para poder resolver a questão da superlotação carcerária. Porém, há quem proclame que as fugas e rebeliões diminuam com condições favoráveis do meio, sendo os presos tratados e vistos como pessoas e não como animais. Fundamentado nos estudos apresentados em aula, qual seria a sua opinião?


R: Não creio que a pena de morte resolva a problemática da superlotação carcerária. Sou de opinião de respeito aos direitos fundamentais da pessoa humana, conforme apregoa a CF/88, e sua prática em todas as esferas da vida do cidadão, mesmo o apenado. Acredito sim, que reeducação através de projetos com arte, sem racismo ambiental, venha contribuir para remodelamento social e prevenção a reincidência.

 APLICAÇÃO PRÁTICA-TEÓRICA
1-A tendência antissocial pode ser encontrada:
I-                    Num indivíduo normal
II-                  Num indivíduo neurótico.
III-                Num indivíduo psicótico.
( a ) apenas a alternativa I está correta;
( b ) apenas a alternativa II está correta;
( c ) apenas a alternativa III está correta;
x(d) as alternativas I, II e III estão corretas.
                                   ( PSICÓLOGO TJ SB/1999)

R:   As alternativas I, II e III estão corretas, portanto é a letra (d).

2- Temas como igualdade e diversidade, relacionados com comportamentos, violência e qualidade de vida, vêm sendo abordados com bastante freqüência na literatura. Sobre esses aspectos, considere as afirmativas a seguir.

1.        Psicólogos sociais que observaram grupos estigmatizados e pessoas com atitudes preconceituosas constataram que os estereótipos acarretam queda na qualidade de vida em ambos os grupos. Conflitos e medos intensificam os estereótipos.
2.         Os preconceitos atuam no plano inconsciente, portanto, fogem ao controle. Para assumir o caráter manifesto no plano inconsciente, portanto, fogem ao controle. Para assumir o caráter manifesto, os preconceitos são modificados sob efeito de censura. Se há pressão do tempo, cansaço ou outra razão que afete a reflexão e o julgamento em geral eles se impõem. Estudos indicam que o poder dos preconceitos se assenta no modo como nossa memória funciona. A categorização automática atua como uma espécie de mecanismo  poupador de energia. Os estereótipos poupam do esforço da reflexão por simplificar o processamento da informação e servem de escudo para a preservação da autoestima, mas, paradoxalmente, isso ocorre apenas para pessoas que já possuem autoestima positiva.
3.        O ambiente social pode atuar apresentando contrapontos para idéias preconcebidas, demonstrando que elas não se aplicam, despertando novas formas de perceber, modificar idéias e a realidade. Porém, cabe ao indivíduo exercitar a autocrítica e lutar por juízos objetivos. Ao pensar e intervir no combate aos hábitos socialmente nocivos é preciso reconhecer a dificuldade desse empreendimento e considerar que a forma de abordar preconceitos é relevante, pois ela pode levar ao aumento da rejeição ou ser inócua.
4.        O estabelecimento de um grupo basta para lançar as bases do preconceito. Se estranhos põem em questão a veracidade do sistema de valores do grupo, isso mexe com o medo, e para estabilizar seu mundo, o ser humano, nesse caso inseguro, reagirá com preconceitos e comportamento discriminatório. Portadores e vítimas de preconceito comportam-se de modo a confirmar os estereótipos.
5.        A violência é um fenômeno histórico. A violência social tem um caráter revelador de estruturas de dominação ( de classes, grupos, indivíduos, etnias, faixas etárias, gênero, nações). Os tempos estruturais, os estranhamentos culturais, as discriminações e as desigualdades extremas, a falta de oportunidades de trabalho e a escassa cidadania são questões muito profundas que transcendem as práticas específicas da área de saúde, ainda que se tenha que levá-las em contra na ação.

Assinale a alternativa CORRETA.
x. (a ) As afirmativa 1,2,3, 4 e 5 são verdadeiras.
( b ) Somente as afirmativas 1, 2, e 4 são verdadeiras;
( c ) Somente as afirmativas 2, 4 e 5 são verdadeiras:
( d ) somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras;
( e ) somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
( ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DE REABILITAÇÃO – PSICÓLOGOS /2008 )

R:  A alternativa correta é a letra “(a)”.

3. Os estudos sobre a criminalidade, a culpa e a responsabilidade dos sujeitos encontram-se entre os temas que se relacionam à atuação do Psicólogo Jurídico na área penal. Mais precisamente na contribuição atual que a psicologia traz ao estudo e debate acerca do tema, quais fatores devem ser priorizados, pelo Psicólogo Jurídico?

( ADAPTAÇÃO – SEAD/SEJUDH- PISCÓLOGO/2007)
R: Os fatores que devem ser priorizados pelo Psicólogo Jurídico na promoção da saúde mental e social são: compreender que a maioria dos conflitos humanos está na comunicação funcional, sair do senso comum, na percepção da da dignidade da pessoa humana.  Atualmente, os professores privilegiam uma formação que leve em conta o estudo dos fundamentos do direito (o conhecimento das leis, sobretudo no campo de sua atuação), da teoria de análise institucional (para compreensão e possibilidade de intervenção institucional), da sociologia e da psicologia social para se refletir sobre a violência, a identidade, a formação de grupos, e como o contexto social influencia a formação de subjetividades; considera-se importante também o conhecimento da teoria psicanalítica, que permita pensar a questão da Lei e das leis, para compreender a constituição do sujeito do desejo humano e os avatares dessas construções (Legendre, 1999; Mougin, 1999).


4- A história no Rio de Janeiro de 5 jovens de classe média acusados de violência contra uma empregada doméstica e outros delitos reacendeu, há alguns anos atrás, a discussão sobre as causas sociais e psicológicas da violência. Descreva os critérios para o diagnóstico do “Transtorno de Personalidade Antissocial.

R: Atualmente são  considerados transtornos:
n  Transtorno de Personalidade Anti-Social;
n  Transtorno de Personalidade Amoral;
n  Transtorno de Personalidade Dissocial;
n  Transtorno de Personalidade Associal;
n  Transtorno de Personalidade Psicopática;
n  Transtorno de Personalidade Sociopática;



Critérios Diagnósticos

n  Transtorno da Personalidade Anti-Social é um padrão de desconsideração e violação dos direitos dos outros .
n  Inicia na infância ou começo da adolescência e continua na idade adulta.
n  Também conhecido como psicopatia, sociopatia ou transtorno da personalidade dissocial.
n  Diagnóstico: o indivíduo deve ter pelo menos 18 anos e ter tido uma história de alguns sintomas de Transtorno da Conduta antes dos 15 anos.
n  Os indivíduos portadores deste transtorno não se conformam às normas pertinentes a um comportamento dentro de parâmetros normais.
n  Freqüentemente enganam ou manipulam os outros a fim de obter vantagem  pessoais ou prazer.
n  Um padrão de impulsividade pode ser manifestado por um fracasso em planejar o futuro.
n  Tendem a ser irritáveis ou agressivos e entrar em lutas corporais ou cometer atos de agressão física.
n  Exibem um desrespeito imprudente pela segurança própria ou alheia.
n  Tendem a ser extremamente irresponsáveis.
n  Demonstram pouco remorso pelas conseqüências de seus atos.
n  O comportamento anti-social não deve ocorrer exclusivamente durante o curso de Esquizofrenia ou de um Episódio Maníaco.



Transtorno de Personalidade Anti-Social e criminalidade
n  Imputabilidade
n   Punição
n   Reabilitação
n   Reincidência

CID- 10

n  Incapacidade de manter relacionamentos,embora não haja dificuldade em estabelecê-los.
n  Propensão marcante para culpar os outros ou oferecer racionalizações plausíveis para o comportamento que levou o paciente a conflito com a sociedade.
n  Incapacidade de manter relacionamentos,embora não haja dificuldade em estabelecê-los.
n  Propensão marcante para culpar os outros ou oferecer racionalizações plausíveis para o comportamento que levou o paciente a conflito com a sociedade.
Características Gerais
n  Não possuem empatia, tendem a ser insensíveis, cínicos, desprezar os sentimentos, direitos e sofrimentos alheios.
n  Podem ter auto-estima enfatuada e arrogante.
n  Podem ser excessivamente opiniáticos, auto-suficientes ou vaidosos.
n  Podem exibir um encanto superficial e não-sincero, ser bastante volúveis, ter facilidade com as palavras e falta de empatia.
n  Podem ser exploradores em seus relacionamentos sexuais, ter uma história de múltiplos parceiros sexuais.
n  Estão mais propensos a morrer prematuramente por meios violentos.
n  Embora possa parecer que as conseqüências de suas ações não os incomodam, os pacientes com Transtorno de Personalidade Anti-Social podem ficar bastante desesperados com relação a perdas, relacionamentos fracassados, ou serem, eles próprios, explorados.
Características Específicas à Cultura, à Idade e ao Gênero

n  Parece estar associado a baixa situação sócio-econômica.
n  É muito mais comum em homens (3%) do que em mulheres (1%).
n  Taxa de prevalência maiores estão associadas aos contextos de tratamento de substâncias, forenses ou penitenciários.
n  É mais comum entre os parentes biológicos em primeiro grau de indivíduos com transtorno do que na população em geral.
n  O risco dos parentes biológicos de mulheres é maior do que para os parentes biológicos de homens.
n  Estudos indicam que fatores genéticos e ambientais contribuem para o risco deste transtorno.
n  Pode estar relacionado com abuso, negligência, perdas na infância – tais como morte, divórcio, separação conjugal ou entre os pais e o filho , abandono, afetividade desorganizada, lar desestruturado, ilegitimidade, transferência de lares e conseqüente institucionalização.
Tratamentos e recuperação

n  Os tratamentos são variados: psicoterapia, modificação comportamental e medicação.
n  A reeducação consiste em: mudança comportamental através da implementação do trabalho, instrução, religião, lazer, e adequação ao convívio social. (Albergaria, 1999)
n  Há grande melhora psicológica no tratamento grupal em que se encontra apoio mútuo. (Guanaes & Japur, 2001)
Intervenções Terapêuticas

n  Terapia cognitiva
n  Discussão completa da história de vida do paciente
n  Incremento do funcionamento cognitivo
n  Enquadrar como transtorno
n  Exercício de revisão de escolhas
n  Propósito da terapia: revisar eficácia pessoal e ensinar estratégia cognitiva para obtenção de sucesso.
n  Os pacientes anti-sociais podem jamais conformar-se às regras da sociedade. Eles podem, entretanto, aprender a conhecer algumas vantagens de revisar seu comportamento e considerar os sentimentos dos outros.
n  A psicoterapia analítica não é recomendada, pois não consegue avanços no tratamento de tal desordem. A mais pensada para tal fim é a terapia cognitiva.
Tipos 
n   Hare:
n  – Psicopata primário: o descrito nos DSM, mais sociabilizado. “Psicopata comunitário”, psicopata corporativo ou do colarinho branco;
n  – Psicopata secundário ou neurótico; 
n  – Psicopata criminoso: psicopata primário que apresenta comportamento criminoso ou atos anti-sociais repetidamente.
n  Instrumentos
Psychopathy Checklist (PCL), de Hare (1980): 22 itens
(Utilizado pelo FBI para diagnosticar serial killers)
-           PCL-R (revisado), de Hare (1991):
-           PCL-SV (1993, 1995): Screening Version
-           PCL-YV: Youth Version
-           P-scan: Research Version
Fatores que predispõem      
n   ambiental/familiar
n  ambiental/familiar
n   biológico: 65% dos psicopatas agressivos apresentam EEG anormal, contra 15% dos controles.
  - julgamentos morais (arrependimento, culpa, pena)
Pena/culpa à capacidade de cooperação humana
Razão X emoção
As ondas cerebrais representam o sincronismo de bilhões de neurônios.  



Referências
        Albergaria, J. (1999). Noções de criminologia. Belo Horizonte, MG: Mandamentos.      
        Bartol, C. R. (1980/2002). Criminal behavior: a psychosocial approach. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall.
        Baumeister, R. F. (1997/2000). Evil: inside human cruelty and violence. New York, NY: Freeman.
        Jozef, F., Silva, J. A. R. da, & Greenhalgh, S. (2000). Comportamento violento e disfunção cerebral: estudo de homicidas no Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Psiquiatria, 22, 124-129. Retirado em 14/08/2002, do SciELO (Scientific Eletronic Library Online) no World Wide Web: http://www.scielo.br

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