Foto: Ruptura, óleo/masonite,93x58cm. 1955, de Remedios Varo
AV2-A
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
1.QUESTÃO:
Atualmente, uma jovem pode fumar em público, ceder um beijo
ao namorado em plena luz do dia e usar calças compridas sem que sua reputação
seja maculada. Em épocas passadas, uma jovem que fosse flagrada praticando uma
dessas ações era estigmatizada e posta à margem da sociedade. Ao longo dos
anos, percebemos uma mudança de idéias e comportamentos entre brasileiros.
Podemos, portanto, afirmar que a cultura é:
a-
( )
dinâmica porque as gerações passadas determinam comportamentos iguais da
cultura.
b-
( )
dinâmica porque os padrões de comportamento de uma sociedade são iguais a todas
as outras.
c-
( x )
dinâmica porque os padrões de comportamento de uma sociedade podem mudar a
partir de reflexões desenvolvidas dentro da própria cultura.
d-
( ) dinâmica
porque os governantes da sociedade impuseram novos comportamentos às mulheres.
e-
( )
dinâmica porque é regida pela natureza e pelos seres divinos.
R: A resposta correta é a letra C.
2.QUESTÃO:
Em Sociologia, a concepção evolucionista do positivismo
aponta para;
I.
Uma visão hierarquizada das sociedades;
II.
A crença em uma origem cultural específica dos
grupos sociais;
III.
Uma forma adequada de compreensão da diversidade
social e cultural;
IV.
Uma sucessão de fases ou estágios de
desenvolvimento cultural;
V.
A compreensão das sociedades informada pela
teoria evolucionista.
Marque uma opção a seguir que
demonstram quais são as afirmativas anteriores que podem ser consideradas
INCORRETAS:
A
( ) II e V;
B
( x
) II e III;
C
( ) I
e V;
D (
) II e IV;
E (
) III e IV.
R: A resposta INCORRETA é a
letra B.
3 QUESTÃO:
A partir de uma perspectiva
antropológica e baseado nos princípios do relativismo cultural, DaMatta (2000),
estabelece a distinção entre as Ciências Naturais e as Ciências Sociais.
I-
As ciências sociais trabalham com fenômenos que
estão bem distantes de nós, pois pretendem estudar eventos humanos, fatos que
nos são estranhos e não nos pertencem integralmente.
II-
As ciências sociais trabalham com fenômenos
isolados, pois pretendem estudar eventos humanos, fatos que não podem ser
entendidos, se não nos pertencerem integralmente.
III-
As ciências sociais trabalham com fenômenos que
estão bem perto de nós, pois pretendem estudar eventos humanos, fatos que nos
pertencem integralmente.
Partindo dessa perspectiva, assinale quais, das afirmações abaixo, sobre as diferenças entre as Ciências Naturais
e as Ciências Sociais está correta:
A ( x
) apenas a afirmação III está
correta.
B ( ) Apenas a afirmação I está correta.
C
( ) Apenas a afirmação II está
correta.
D
( ) As afirmações I e II estão corretas.
E (
) As afirmações II e III estão
corretas.
R: A resposta correta é a letra
A.
4 QUESTÃO
As regras que regem o
comportamento e as maneiras de se conduzir em sociedade podem ser denominadas,
segundo Émile Durkheim ( 1858-1917), como fato social. Considere as afirmativas
abaixo sobre as características do fato social para Émile Durkheim.
I-
O fato social exerce uma coerção sobre as
consciências individuais.
II-
O fato social é todo fenômeno que ocorre poucas
vezes na sociedade.
III-
O fato social é exterior ao indivíduo e ocorre
de forma generalizada na coletividade.
IV-
O fato social expressa o predomínio do ser
individual sobre o ser coletivo.
Assinale a alternativa correta.
A
( x
) Apenas as afirmativas I e III
são corretas.
B
( ) Apenas as afirmativas I e IV são corretas.
C (
) Apenas as afirmativas II e III
são corretas.
D
( ) Apenas as afirmativas I, II e IV são
corretas.
E ( )
Apenas as afirmativas I, III e IV são corretas.
R: A resposta correta é a letra A, porque apenas as afirmativas I e III são corretas.
5 QUESTÃO:
[...] nós é também impossível
abraçar inteiramente a sequência de todos os eventos físicos e mentais no
espaço e no tempo, assim como esgotar integralmente o mínimo elemento do real.
De um lado, nosso conhecimento não é uma reprodução do real, porque ele pode
somente transpô-lo, reconstruí-lo com a ajuda de conceitos, de outra parte,
nenhum conceito e nem também a totalidade dos conceitos são perfeitamente
adequados ao objeto ou ao intransponível. Disso resulta que todo conhecimento,
inclusive a ciência, implica uma seleção, seguindo a orientação de nossa
curiosidade e a significação que damos a isto que tentamos apreender”. (Traduzido de: FREUND, Julien. Max Weber.
Paris: PUF, 1969.p.33) Com base no texto é correto afirmar que, para Weber:
A ( x
) O conhecimento nas ciências sociais pode estabelecer parcialmente as
conexões internas de um objeto, portanto, é limitado para abordá-lo em sua
plenitude.
B
( ) A ciência social, por tratar
de um objeto cujas causas são infinitas, ao invés de buscar compreendê-lo, deve
limitar-se a descrever sua aparência.
C ( )
O obstáculo para a ciência social estabelecer um conhecimento totalizante do
objeto é o fato de desconsiderar contribuições de áreas como a biologia e a
psicologia, que tratam dos eventos físicos e mentais.
D
( ) A ciência social revela que a infinitude das
variáveis envolvidas na geração dos fatos sociais permite a elaboração teórica
totalizante a seu respeito.
E ( )
Alguns fenômenos sociais podem ser analisados cientificamente na sua
totalidade porque são menos complexos do que outros nas conexões internas de
suas causas.
R: A resposta correta é a letra
A.
6. QUESTÃO:
Marque a única sentença correta.
1.
“ Pela exploração do mercado mundial a burguesia
imprime um caráter cosmopolita à produção e ao consumo em todos os países. Para
desespero dos reacionários, ela retirou à indústria sua base nacional. As
velhas indústrias nacionais foram destruídas e continuam a sê-lo diariamente.
(...) Em lugar das antigas necessidades satisfeitas pelos produtos nacionais,
nascem novas necessidades, que reclamam para sua satisfação os produtos das
regiões mais longínquas e dos climas mais diversos. Em lugar do antigo
isolamento de regiões e nações que se bastavam a si próprias, desenvolve-se um
intercâmbio universal, uma universal interdependência das nações. E isso se
refere tanto à produção material como à produção intelectual. (...) Devido ao
rápido aperfeiçoamento dos instrumentos de produção e ao constante progresso
dos meios de comunicação, a burguesia arrasta para a torrente da civilização
mesmo as nações mais bárbaras.” ( MARX, k.; ENGELS, F. Manifesto do Partido
Comunista. São Paulo: Global, 1981. P.24-25.) Com base no texto de Karl Marx e
Friedrich Engels, publicado pela primeira vez em 1848, é correta a afirmativa.
Desde o início, a expansão do modo burguês
de produção fica restrita às fronteiras de cada país, pois :
A
( ) O capitalista é conservador
quanto às inovações tecnológicas.
B
( x
) O processo de universalização é
uma tendência do capitalismo desde sua origem, já que a burguesia precisa de novos
mercados, de novas mercadorias e de condições mais vantajosas de produção.
C ( ) A expansão do modo capitalista de produção
em escala mundial encontrou empecilhos na mentalidade burguesa apegada aos
métodos tradicionais de organização do trabalho.
D (
) Na maioria dos países não europeus, a universalização do capital
encontrou barreiras alfandegárias que impediram sua expansão.
E
( ) A dificuldade de comunicação entre os países,
devido ao baixo índice de progresso tecnológico, adiou para o século XX a
universalização do modo capitalista de produção.
R: A resposta correta é a letra B.
7 QUESTÃO:
A localidade de Rio das Pedras,
na zona oeste do Rio de Janeiro, é formada por um grande número de migrantes
nordestinos que estabeleceram ali um núcleo baseado em princípios de
vizinhança, respeito à família e a rígidos valores morais. Este tipo de
solidariedade social foi denominada por:
A
( x ) Durkheim como solidariedade mecânica.
B ( )
Weber como solidariedade afetiva
C
( ) Durkheim como solidariedade
patológica.
D ( ) Durkheim como solidariedade orgânica.
E ( ) Marx como solidariedade de classe.
R: A resposta correta é a letra a, posto que é solidariedade mecânica.
8. QUESTÃO:
O que são, na perspectiva
sociológica de Durkheim, sociedades simples e sociedades complexas. Caracterize
cada uma delas, indicando o tipo de solidariedade social correspondente e
apresentando um exemplo de cada uma delas.
R: Na perspectiva de Durkheim, sociedades
simples seriam as tribais, os clãs, “primitivas,
“arcaicas”, com vínculos afetivos, de vizinhança, respeito à família, entre
outros, portanto, caracterizando solidariedades mecânica. Já a sociedade
complexas seriam as capitalistas, com solidariedade social orgânica.
9. QUESTÃO:
Assinale a única alternativa
verdadeira. - Leia abaixo a letra escrita por Chico Buarque, consagrado cantor
brasileiro, e responda a questão. “ Uns têm saudade /E dançam maracatus /Uns
atiram pedra/ Outros passeiam nus./ Mas hã milhares desses seres /Que se
disfarçam tão bem /Que ninguém pergunta /De onde essa gente vem ( Brejo da
Cruz, Chico Buarque/CD TERRA 1997).
A ( x ) ás populações migrantes.
B ( ) às crianças submetidas ao trabalho
infantil.
C ( ) às populações indígenas.
D ( ) aos desempregados urbanos.
E ( ) às minorias sociais.
R: A resposta verdadeira é a letra A: às populações migrantes.
10.QUESTÃO:
Banco Mundial se pronuncia sobre
globalização – Washington, 10 de outubro de 2007- Robert B. Zoellick,
Presidente do Grupo Banco Mundial, afirmou que “ a visão do Grupo Banco Mundial
é contribuir para uma globalização inclusiva e sustentável, superar a pobreza,
aumentar o crescimento sem descuidar do meio ambiente e criar oportunidades e
esperança para os indivíduos. Em discurso no National Press Club em Washington,
marcando os seus primeiros 100 dias como Presidente do Grupo Banco Mundial,
Zoellick explicou que “ a globalização oferece oportunidades incríveis. Porém a
exclusão, pobreza opressiva e dano ambiental criam perigos. Os que mais sofrem
são os que menos têm para começar – povos indígenas, mulheres nos países em
desenvolvimento, camponeses pobres, africanos e os seus filhos.” Ao discutir
como o Grupo Banco Mundial pode apoiar os países em desnvolvimento, Zoellick assinalou: “ O propósito do Banco
Mundial é prestar assistência os países para se ajudarem a si mesmos,
catalisando o capital e políticas por meio de uma mescla de idéias e
experiências, desenvolvimento de oportunidades do mercado privado e apoio à boa
governança e anticorrupção – impulsionado pelos nossos recursos financeiros. (
Disponível em: web.woldbank.org/WBSITE/EXTRNAL/BANCOMUNDIAL)
1-
De acordo com o texto e seus conhecimentos
sobre globalização, analise a fala de Robert
B. Zoellick quando este afirma: “ a globalização oferece oportunidades
incríveis. Porém a exclusão, pobreza opressiva e dano ambiental criam perigos.”
R: Ideologicamente é uma incoerência, posto que
globalização é o próprio capitalismo em transformação, além de que exclusão,
pobreza opressiva e dano ambiental estão no cerne da exploração capitalista que
precisa auferir lucros, gerando consumistas e lixo ou “descartáveis”.
2-
Por que Robert B. Zoellick aponta “ os povos
indígenas, as mulheres nos países em desenvolvimento, camponeses pobres,
africanos e os seus filhos” como a população mais vulnerável aos efeitos da
globalização?
R: Porque historicamente foram excluídos e se
perpetua como um círculo vicioso e abismal.
11. QUESTÃO:
A VIAGEM DE MAFALDA
1-Analisando a charge e o texto,
qual a situação problema que ela evidencia?
3-
A charge evoca uma postura crítica ou
indiferente de Mafalada, a personagem título?
R: 1) A situação problema que Mafalda evidencia
é exclusão social, visto que observa a
pobreza ( cunhada pela miséria, se pensarmos as fábricas e suas cercas). 2) Evoca
uma postura crítica da personagem Mafalda, porque elucida: “ Pena que a televisão tenhas melhores
programas que o país!”, entendendo o sentido de “programas”
como metas e bases para soluções a curto e longo prazo do problema ( com
políticas públicas reais e efetivas)., que incluam e não excluam a família
humana, e já, planetária.
12. QUESTÃO:
Veja abaixo o discurso proferido
pelo Secretário-Geral da Organização dos Estados Americanos, Senhor José Miguel
Insulza. O Secretário-Geral da OEA, José Miguel Insulza, abriu o evento, com
discurso em que ressaltou inicialmente haver, comprovadamente, um vínculo entre
pobreza extrema e segurança, tatrando-se de tema cuja importância seria da
ordem de prioridade de segurança nacional, mas não nos moldes do passado, em
que se combatiam os problemas sociais com recursos e meios das estruturas do
Estado voltadas para a segurança. O desafio de hoje é enfrentar essas
vulnerabilidades com políticas públicas, enfocadas nas áreas de saúde,
habitacional e de emprego, entre outras. Segundo o Secretário-Geral, a pobreza
extrema, agravada pela desigualdade social, é um dos principais desafios para o
desenvolvimento, a governabilidade democrática e a segurança do hemisfério.
Apesar de índices econômicos apontarem em sentido positivo, ainda persistem
números preocupantes, cuja projeção para o ano de 2007, ainda são altos com
cerca de 205 milhões de pobres na região, dos quais 79 milhões integram a
população abaixo do nível da pobreza. Ressaltou que coexistem no nosso
continente fatores positivos e negativos. De positivo, há o fortalecimento da
democracia e o crescimento econômico; de negativo, temos a pobreza extrema e a
falta de segurança pública, agravados por indicadores alarmantes em matéria de
violência urbana. Nesse sentido, aqueles que se beneficiam do crescimento
econômico não conseguem gozar da liberdade de usufruir tais benefícios diante
da insegurança que os rodeia. O Senhor Insulza acredita que os governos devem
promover uma participação maior e formular políticas públicas mais inclusivas,
com o objetivo de incentivar a coesão social e a estabilidade do sistema
político. Quando se registra convergência de altos níveis de desigualdade e
exclusão, a governabilidade democrática
tende a correr certos riscos. Finalizou, asseverando que o novo conceito
de segurança abarca todas as preocupações tratadas neste seminário. Nesse
sentido, acredita que os níveis de segurança podem ser elevados ou melhorados
com políticas públicas. 3 abril 2007: COMISSÃO DE SEGURANÇA HEMISFÉRICA
Disponível em: http://scm.oas.org/doc_public/PORTUGUESE/HIST_07/CP18032P07.doc
1- A partir do texto discuta a relação que é estabelecida pelo Secretário-Geral
entre pobreza e segurança.
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