domingo, 16 de junho de 2013

AV2- FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS- TURMA DE DIREITO


Foto: Ruptura, óleo/masonite,93x58cm. 1955,  de Remedios Varo


AV2-A 
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
1.QUESTÃO:

Atualmente, uma jovem pode fumar em público, ceder um beijo ao namorado em plena luz do dia e usar calças compridas sem que sua reputação seja maculada. Em épocas passadas, uma jovem que fosse flagrada praticando uma dessas ações era estigmatizada e posta à margem da sociedade. Ao longo dos anos, percebemos uma mudança de idéias e comportamentos entre brasileiros. Podemos, portanto, afirmar que a cultura é:
a-      (  ) dinâmica porque as gerações passadas determinam comportamentos iguais da cultura.
b-      (   ) dinâmica porque os padrões de comportamento de uma sociedade são iguais a todas as outras.
c-       x ) dinâmica porque os padrões de comportamento de uma sociedade podem mudar a partir de reflexões desenvolvidas dentro da própria cultura.
d-      (  ) dinâmica porque os governantes da sociedade impuseram novos comportamentos às mulheres.
e-      (   ) dinâmica porque é regida pela natureza e pelos seres divinos.
R: A resposta correta é a letra C.

2.QUESTÃO:
Em Sociologia, a concepção evolucionista do positivismo aponta para;
I.                    Uma visão hierarquizada das sociedades;
II.                  A crença em uma origem cultural específica dos grupos sociais;
III.                Uma forma adequada de compreensão da diversidade social e cultural;
IV.                Uma sucessão de fases ou estágios de desenvolvimento cultural;
V.                  A compreensão das sociedades informada pela teoria evolucionista.
Marque uma opção a seguir que demonstram quais são as afirmativas anteriores que podem ser consideradas INCORRETAS:

A  (    )  II e V;
B  (  x  ) II  e  III;
C  (  )  I   e  V;
D   (    )   II   e  IV;
E   (   )  III  e  IV.

R:  A resposta INCORRETA é a letra B.

3 QUESTÃO:
A partir de uma perspectiva antropológica e baseado nos princípios do relativismo cultural, DaMatta (2000), estabelece a distinção entre as Ciências Naturais e as Ciências Sociais.
I-                    As ciências sociais trabalham com fenômenos que estão bem distantes de nós, pois pretendem estudar eventos humanos, fatos que nos são estranhos e não nos pertencem integralmente.
II-                  As ciências sociais trabalham com fenômenos isolados, pois pretendem estudar eventos humanos, fatos que não podem ser entendidos, se não nos pertencerem integralmente.
III-                As ciências sociais trabalham com fenômenos que estão bem perto de nós, pois pretendem estudar eventos humanos, fatos que nos pertencem integralmente.

 Partindo dessa perspectiva, assinale quais,  das afirmações abaixo,  sobre as diferenças entre as Ciências Naturais e as Ciências Sociais está correta:

A ( x  )  apenas a afirmação III está correta.
B (   ) Apenas a afirmação I está correta.
C  (    ) Apenas a afirmação II está correta.
D  (   ) As afirmações I   e II estão corretas.
E   (    )  As afirmações II e III estão corretas.
R:  A resposta correta é a letra A.
4 QUESTÃO
As regras que regem o comportamento e as maneiras de se conduzir em sociedade podem ser denominadas, segundo Émile Durkheim ( 1858-1917), como fato social. Considere as afirmativas abaixo sobre as características do fato social para Émile Durkheim.
I-                    O fato social exerce uma coerção sobre as consciências individuais.
II-                  O fato social é todo fenômeno que ocorre poucas vezes na sociedade.
III-                O fato social é exterior ao indivíduo e ocorre de forma generalizada na coletividade.
IV-               O fato social expressa o predomínio do ser individual sobre o ser coletivo.

Assinale a alternativa correta.

A  (  x  ) Apenas as afirmativas I  e III são corretas.
B  (    )  Apenas as afirmativas I  e IV são corretas.
C   (    )  Apenas as afirmativas II e III são corretas.
D  (    )  Apenas as afirmativas I, II e IV são corretas.
E (     )  Apenas as afirmativas I, III e IV são corretas.

R: A resposta correta é a letra A, porque apenas as afirmativas  I e III são corretas.

5 QUESTÃO:

[...] nós é também impossível abraçar inteiramente a sequência de todos os eventos físicos e mentais no espaço e no tempo, assim como esgotar integralmente o mínimo elemento do real. De um lado, nosso conhecimento não é uma reprodução do real, porque ele pode somente transpô-lo, reconstruí-lo com a ajuda de conceitos, de outra parte, nenhum conceito e nem também a totalidade dos conceitos são perfeitamente adequados ao objeto ou ao intransponível. Disso resulta que todo conhecimento, inclusive a ciência, implica uma seleção, seguindo a orientação de nossa curiosidade e a significação que damos a isto que tentamos apreender”.  (Traduzido de: FREUND, Julien. Max Weber. Paris: PUF, 1969.p.33) Com base no texto é correto afirmar que, para Weber:

A ( x  ) O conhecimento nas ciências sociais pode estabelecer parcialmente as conexões internas de um objeto, portanto, é limitado para abordá-lo em sua plenitude.
B  (   ) A ciência social, por tratar de um objeto cujas causas são infinitas, ao invés de buscar compreendê-lo, deve limitar-se a descrever sua aparência.
C   (    ) O obstáculo para a ciência social estabelecer um conhecimento totalizante do objeto é o fato de desconsiderar contribuições de áreas como a biologia e a psicologia, que tratam dos eventos físicos e mentais.
D  (   )  A ciência social revela que a infinitude das variáveis envolvidas na geração dos fatos sociais permite a elaboração teórica totalizante a seu respeito.
E (    )  Alguns fenômenos sociais podem ser analisados cientificamente na sua totalidade porque são menos complexos do que outros nas conexões internas de suas causas.

R:  A resposta correta é a letra A.

6. QUESTÃO:
Marque a única sentença correta.

1.       “ Pela exploração do mercado mundial a burguesia imprime um caráter cosmopolita à produção e ao consumo em todos os países. Para desespero dos reacionários, ela retirou à indústria sua base nacional. As velhas indústrias nacionais foram destruídas e continuam a sê-lo diariamente. (...) Em lugar das antigas necessidades satisfeitas pelos produtos nacionais, nascem novas necessidades, que reclamam para sua satisfação os produtos das regiões mais longínquas e dos climas mais diversos. Em lugar do antigo isolamento de regiões e nações que se bastavam a si próprias, desenvolve-se um intercâmbio universal, uma universal interdependência das nações. E isso se refere tanto à produção material como à produção intelectual. (...) Devido ao rápido aperfeiçoamento dos instrumentos de produção e ao constante progresso dos meios de comunicação, a burguesia arrasta para a torrente da civilização mesmo as nações mais bárbaras.” ( MARX, k.; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Global, 1981. P.24-25.) Com base no texto de Karl Marx e Friedrich Engels, publicado pela primeira vez em 1848, é correta a afirmativa.
Desde o início, a expansão do modo burguês de produção fica restrita às fronteiras de cada país, pois :

A  (   ) O capitalista é conservador quanto às inovações tecnológicas.
B  (  x  )  O processo de universalização é uma tendência do capitalismo desde sua origem, já que a burguesia precisa de novos mercados, de novas mercadorias e de condições mais vantajosas de produção.
C  (   ) A expansão do modo capitalista de produção em escala mundial encontrou empecilhos na mentalidade burguesa apegada aos métodos tradicionais de organização do trabalho.
D (    ) Na maioria dos países não europeus, a universalização do capital encontrou barreiras alfandegárias que impediram sua expansão.
E  (   )  A dificuldade de comunicação entre os países, devido ao baixo índice de progresso tecnológico, adiou para o século XX a universalização do modo capitalista de produção.

R:  A resposta correta é a letra B.

7 QUESTÃO:
A localidade de Rio das Pedras, na zona oeste do Rio de Janeiro, é formada por um grande número de migrantes nordestinos que estabeleceram ali um núcleo baseado em princípios de vizinhança, respeito à família e a rígidos valores morais. Este tipo de solidariedade social foi denominada por:
A  ( x  ) Durkheim como solidariedade mecânica.
B (   )  Weber como solidariedade afetiva
C  (   ) Durkheim como solidariedade patológica.
D (   ) Durkheim como solidariedade orgânica.
E (   ) Marx como solidariedade de classe.

R: A resposta correta é a letra a, posto que é solidariedade mecânica.

8. QUESTÃO:
O que são, na perspectiva sociológica de Durkheim, sociedades simples e sociedades complexas. Caracterize cada uma delas, indicando o tipo de solidariedade social correspondente e apresentando um exemplo de cada uma delas.
R: Na perspectiva de Durkheim, sociedades simples  seriam as tribais, os clãs, “primitivas, “arcaicas”, com vínculos afetivos, de vizinhança, respeito à família, entre outros, portanto, caracterizando solidariedades mecânica. Já a sociedade complexas seriam as capitalistas, com solidariedade social orgânica.

9. QUESTÃO:
Assinale a única alternativa verdadeira. - Leia abaixo a letra escrita por Chico Buarque, consagrado cantor brasileiro, e responda a questão. “ Uns têm saudade /E dançam maracatus /Uns atiram pedra/ Outros passeiam nus./ Mas hã milhares desses seres /Que se disfarçam tão bem /Que ninguém pergunta /De onde essa gente vem ( Brejo da Cruz, Chico Buarque/CD TERRA 1997).
A (  x ) ás populações migrantes.
B (   ) às crianças submetidas ao trabalho infantil.
C (   ) às populações indígenas.
D (   ) aos desempregados urbanos.
E (    ) às minorias sociais.

R: A resposta verdadeira é a letra A: às populações migrantes.

10.QUESTÃO:
Banco Mundial se pronuncia sobre globalização – Washington, 10 de outubro de 2007- Robert B. Zoellick, Presidente do Grupo Banco Mundial, afirmou que “ a visão do Grupo Banco Mundial é contribuir para uma globalização inclusiva e sustentável, superar a pobreza, aumentar o crescimento sem descuidar do meio ambiente e criar oportunidades e esperança para os indivíduos. Em discurso no National Press Club em Washington, marcando os seus primeiros 100 dias como Presidente do Grupo Banco Mundial, Zoellick explicou que “ a globalização oferece oportunidades incríveis. Porém a exclusão, pobreza opressiva e dano ambiental criam perigos. Os que mais sofrem são os que menos têm para começar – povos indígenas, mulheres nos países em desenvolvimento, camponeses pobres, africanos e os seus filhos.” Ao discutir como o Grupo Banco Mundial pode apoiar os países em desnvolvimento,  Zoellick assinalou: “ O propósito do Banco Mundial é prestar assistência os países para se ajudarem a si mesmos, catalisando o capital e políticas por meio de uma mescla de idéias e experiências, desenvolvimento de oportunidades do mercado privado e apoio à boa governança e anticorrupção – impulsionado pelos nossos recursos financeiros. ( Disponível em: web.woldbank.org/WBSITE/EXTRNAL/BANCOMUNDIAL)
1-      De acordo com o texto e seus conhecimentos sobre  globalização, analise a fala de Robert B. Zoellick quando este afirma: “ a globalização oferece oportunidades incríveis. Porém a exclusão, pobreza opressiva e dano ambiental criam perigos.”

R: Ideologicamente é uma incoerência, posto que globalização é o próprio capitalismo em transformação, além de que exclusão, pobreza opressiva e dano ambiental estão no cerne da exploração capitalista que precisa auferir lucros, gerando consumistas e lixo ou “descartáveis”.

2-      Por que Robert B. Zoellick aponta “ os povos indígenas, as mulheres nos países em desenvolvimento, camponeses pobres, africanos e os seus filhos” como a população mais vulnerável aos efeitos da globalização?

R: Porque historicamente foram excluídos e se perpetua como um círculo vicioso e abismal.

11. QUESTÃO:
A VIAGEM DE MAFALDA
1-Analisando a charge e o texto, qual a situação problema que ela evidencia?
3-      A charge evoca uma postura crítica ou indiferente de Mafalada, a personagem título?

R: 1) A situação problema que Mafalda evidencia é exclusão social, visto que observa  a pobreza ( cunhada pela miséria, se pensarmos as fábricas e suas cercas). 2) Evoca uma postura crítica da personagem Mafalda, porque elucida: “ Pena que a televisão tenhas melhores programas que o país!”, entendendo o sentido de “programas” como metas e bases para soluções a curto e longo prazo do problema ( com políticas públicas reais e efetivas)., que incluam e não excluam a família humana, e já, planetária.

12. QUESTÃO:
Veja abaixo o discurso proferido pelo Secretário-Geral da Organização dos Estados Americanos, Senhor José Miguel Insulza. O Secretário-Geral da OEA, José Miguel Insulza, abriu o evento, com discurso em que ressaltou inicialmente haver, comprovadamente, um vínculo entre pobreza extrema e segurança, tatrando-se de tema cuja importância seria da ordem de prioridade de segurança nacional, mas não nos moldes do passado, em que se combatiam os problemas sociais com recursos e meios das estruturas do Estado voltadas para a segurança. O desafio de hoje é enfrentar essas vulnerabilidades com políticas públicas, enfocadas nas áreas de saúde, habitacional e de emprego, entre outras. Segundo o Secretário-Geral, a pobreza extrema, agravada pela desigualdade social, é um dos principais desafios para o desenvolvimento, a governabilidade democrática e a segurança do hemisfério. Apesar de índices econômicos apontarem em sentido positivo, ainda persistem números preocupantes, cuja projeção para o ano de 2007, ainda são altos com cerca de 205 milhões de pobres na região, dos quais 79 milhões integram a população abaixo do nível da pobreza. Ressaltou que coexistem no nosso continente fatores positivos e negativos. De positivo, há o fortalecimento da democracia e o crescimento econômico; de negativo, temos a pobreza extrema e a falta de segurança pública, agravados por indicadores alarmantes em matéria de violência urbana. Nesse sentido, aqueles que se beneficiam do crescimento econômico não conseguem gozar da liberdade de usufruir tais benefícios diante da insegurança que os rodeia. O Senhor Insulza acredita que os governos devem promover uma participação maior e formular políticas públicas mais inclusivas, com o objetivo de incentivar a coesão social e a estabilidade do sistema político. Quando se registra convergência de altos níveis de desigualdade e exclusão, a governabilidade democrática  tende a correr certos riscos. Finalizou, asseverando que o novo conceito de segurança abarca todas as preocupações tratadas neste seminário. Nesse sentido, acredita que os níveis de segurança podem ser elevados ou melhorados com políticas públicas. 3 abril 2007: COMISSÃO DE SEGURANÇA HEMISFÉRICA Disponível em: http://scm.oas.org/doc_public/PORTUGUESE/HIST_07/CP18032P07.doc 1- A partir do texto discuta a relação que é estabelecida pelo Secretário-Geral entre pobreza e segurança.

R: A relação entre pobreza e segurança pública ,  para o Secretário,  está  no índice alarmante de violência urbana, acreditando ou fazendo-nos acreditar ser ela a causa da instabilidade do sistema econômico, quando sabemos que é a abundância de bens produzidos e/ou excedentes que o coloca em crise. O Secretário fez-se preconceituoso e elitista, porque a governabilidade democrática está em evidenciar a dignidade da pessoa humana, respeitando o direito à vida digna, o seu direito de ir e vir, além do direito à saúde e melhores condições de trabalho, posto que a Terra, enquanto planeta, é  de responsabilidade de todos

Nenhum comentário: