APLICAÇÃO
PRÁTICA TEÓRIA-AULA 2
1- Há décadas atrás, atividades
infantis, tais como as brincadeiras de rua com os pares, tiveram um papel
importante na formação da subjetividade infantil. Hoje, a televisão também pode
ser considerada como um elemento importante de formação dessa subjetividade.
Daí pode-se afirmar que as crianças de hoje:
(a) Só podem ser compreendidas a partir
da especificidade histórico-cultural da época contemporânea;
(b) São incapazes de se contrapor à
influência da televisão;
(c) São mais agressivas que as de
antigamente por conta da influência da televisão;
(d) São tão independentes e
inteligentes quanto às de 40 anos atrás;
(e) Desenvolve-se sob influências mais negativas
que as de antigamente.
R:
È correta a letra “a”. Porque a personalidade é fruto de uma organização
progressiva do ser humano, portanto, ela evolui de acordo com a organização
interna do indivíduo, visto que o homem é um ser histórico e social.
( ENADE 2000)
2- O ser humano está constantemente em
movimento. A todo o momento surgem situações que exigem dele uma solução. Este
contínuo movimentar-se é em geral movido por:
(a) Atitudes planejadas;
(b) Linguagens conscientes;
(c) Atitudes culturais;
(d) Emoções, às vezes inconscientes;
R:
Correta é a letra “c”. Porque sendo um
ser histórico e social
3- “Reality shows” pode ser
considerado um fenômeno televisivo internacional. Hipoteticamente, um
pesquisador interessado em investigar possíveis fatores associados ao fato de as
pessoas assistirem a esses programas realizou um estudo no qual verificou que,
na audiência de “reality shows”, predominam pessoas com idade entre 15 e 25
anos. Em vista disso, fundamentado nos estudos da Psicologia do
Desenvolvimento, apresente uma hipótese que forneça uma possível interpretação
do resultado obtido nesse estudo. (ENADE 2002).
R:
Hipótese: adeptos do senso comum, com necessidades de compensações ilusórias ao
invadir o espaço alheio e dele se desfrutar para compensar o fracasso no campo
pessoal e no convívio social.
Para
Bergeret (1998), pode-se considerar uma personalidade normal aquela que
consegue um modo melhor de lidar com os próprios conflitos e dos outros, sem
alienar as suas potencialidades. Compare este conceito ao conceito de
personalidade no ordenamento jurídico.
R: A
diferença é de “ser” e “estar”. O
conceito estabelecido por Bergeret trata do ser capaz de direitos: à vida, à
liberdade etc, entretanto, o conceito de
personalidade no ordenamento jurídico não trata do direito da
personalidade, e sim, do “sujeito de direito”, conforme esclarece o eminente jurista Pontes de Miranda ( 2000,
p.216): “... a personalidade em si não é direito; é qualidade, é o ser capaz de
direitos, o ser possível estar nas relações jurídicas como sujeito de direito”.
PRODUTO/RESULTADO
Leitura
do texto, abaixo, em grupos de 4 alunos. Após a leitura os alunos, em grupo,
fundamentados na teoria do texto, criarão um caso concreto, em que houve falha
num dos estágios de desenvolvimento apresentados e essa falha teve uma
conseqüência legal.
R: Caso concreto: Denúncia por parte de uma mãe
sobre violência doméstica praticada pelo pai a dois filhos menores de 6 e 10 anos
de idades.
A
mãe, auxiliar-técnica de propaganda, deixava os filhos com o pai, um renomado
economista, para poder trabalhar na empresa da família.
Falha:
A equipe psicossocial forense pela
conclusão do relatório psicossocial de que as crianças não vivenciaram
abusos do progenitor, porque constatou-se somente, “senso de inadequação”
por falha na apropriação do “senso de indústria, em estabelecer e manter
objetivos pessoais, além das instruções sistemáticas”.
Consequência
legal: Em abril de 2009, o juiz da vara
proferiu sentença, inocentando o pai das crianças, achando improcedente a
denúncia por ser cidadão de conduta ilibada.
.
Obs.:
APLICAÇÃO PRÁTICO-TEÓRICO- CONTINUAÇÃO AULA 1-
3-Os
cientistas fazem estudos, fazem
pesquisas, que levam as descobertas. As descobertas precisam ser apresentadas
aos demais cientistas, e estes precisam ficar convencidos de que a descoberta é
verdadeira. Novas pesquisas estão sempre sendo feitas. Uma nova pesquisa pode
questionar o que se pensava antes, pode provocar polêmicas, pode dar margem a
várias teorias. Uma ciência é, portanto, bem mais interessante do que uma
coleção de fatos, leis e fórmulas. Ela é mais parecida com uma novela de
televisão, ou melhor ainda, com um romance de mistério. A ciência tem enigmas,
tem suspense, tem divergências e controvérsias, pistas falsas, becos sem saída,
idas e vindas, reviravoltas e revoluções. ( Prof. Julio Cesar de Rose- UFSCAR).
Partindo do texto apresentado e do
conhecimento adquirido nas aulas e leituras de textos complementares, explique
de que forma a Psicologia se tornou uma ciência.
R:
A Psicologia tornou-se ciência quando
Wilhelm Wundt, em 1875 (final do Século XIX),na Universidade de Leipzig,
Alemanha, criou o primeiro laboratório de
pesquisa experimental em Psicologia, separando-a da Filosofia, em um
grande esforço de produzir ciências.
A pesquisa de Wilhelm Wundt utilizou uma
escola de pensamento conhecida como estruturalismo, atualmente em desuso, que procurou descrever as estruturas que
compõem a mente. Essa perspectiva
baseou-se na análise das sensações e sentimentos, através do uso do
método introspectivo, este um processo altamente subjetivo.
Considerado o pai da moderna Psicologia, a
contribuição de Wundt é valiosíssima, em sua obra Psicologia popular ou cultural
(10 volumes), faz análises detalhadas da linguagem humana ( atualmente
psicolingüística) em dois volumes; três
volumes sobre cultura, intitulado Antropologia; um volume sobre Ética e Lei, o
que hoje corresponderia aos estudos da Psicologia Forense, e, um volume sobre a
Psicologia da Arte.
Assim, compreendemos que considerar a
Psicologia ciência ou não, dependerá do entendimento epistemológico e
metodológico que tenhamos para ciência.
1-
Você
observou na aula que existe a Psicologia cientifica e a Psicologia do senso
comum. Supondo que seu contato até o momento tenha sido apenas com a Psicologia
do senso comum, relacione situações do cotidiano em que as pessoas com quem
convive usem esta Psicologia.
R: A herança cultural que orientam o nosso
cotidiano :
a)
Comer
mamão e ameixa é bom para ajudar o
intestino preguiçoso;
b)
Mulher
menstruada não pode tomar banho frio;
c)
/chá
de camomila acalma os nervos;
d)
Esfregar
uma aliança de ouro até esquentar e por em cima do “tersol” acaba com ele;
e)
Cortar
os cabelos na lua crescente faz com os mesmos cresçam mais rápido;
f)
Chá
de boldo cura problemas no fígado;
g)
Ingerir
sal se tem tontura é bom para a pressão;
h)
Menino
de rua é delinqüente; entre outros.
APLICAÇÃO
PRÁTICA TEÓRICA
A
psicologia, ao participar do desafio contemporâneo do diálogo inter, multi e
transdisciplinar, tem sua definição precária de identidade dissolvida,
revelando seu potencial de olhar para a complexidade de seu objeto. Tal
situação tem o potencial de propiciar a construção de novas formas e práticas
de se pensar o saber psicológico. Todavia, convida à realização de atividades
cada vez mais em sintonia com outros saberes. Assim, uma dupla tarefa impõe-se:
dialogar, ultrapassando fronteiras antes demarcadas, e sustentar um discurso
construtor de uma identidade específica do saber psicológico. Considerando-se o
texto, assinale a afirmação CORRETA.
( A ) Identidade emergente da psicologia contempo-
rânea supera as dicotomias
epistemológicas,
ao dialogar com outros saberes,
referendando-
se neles, pois esses saberes possuem
uma maior
segurança metodológica;
( B ) A psicologia como ciência foi
marcada pela
tensão dos projetos de sua
constituição,
estabelecendo uma epistemologia única
que
se expressa em múltiplos métodos, que
podem dialogar com outros
saberes.
( C) A psicologia, ao participar do diálogo inter,
Multi e transdisciplinar, tem
construído as
fronteiras de sua identidade, pois, no
contato
com saberes diversos, revela sua
caracterís-
tica a complexidade epistemológica e
méto-
dológica;
(D)
O
diálogo inter, multi e transdisciplinar dificultam a definição formal da
psicologia como ciência, pois dissolve a identidade já bem constituída do saber
psicológico, propondo uma identificação com outras formas do saber sobre o
homem;
(E)
O
psicólogo tem sido convidado a realizar diálogos que o desafiam a construir uma
linguagem inter, multi e transdisciplinar, centrada no discurso epistemológico
das ciências exatas como a física quântica, e das ciências biológicas, como a
genética.
R:
A correta é a B.
PRODUTO/RESULTADO
QUESTÃO
1
Marque
a alternativa CORRETA
São
os objetos de estudo das Ciências Psicológicas bem como seus respectivos
recursos de pesquisa:
a.
( ) O comportamento através de constructos
psicológi-
coss e os processos mentais pela
observação direta.
b.
( ) O comportamento e os processos mentais
através,
Unicamente, da observação direta.
c.
(
X ) O comportamento pela observação
direta e os pro-
cessos mentais através dos constructos
psicológicos.
d.
( ) O comportamento e os processos mentais
através,
Unicamente, de seus constructos
psicológicos.
R: A correta é a letra “C”.
QUESTÃO 2
O
pressuposto de que o comportamento compõe-se de elementos de resposta e pode
ser cuidadosamente analisado por métodos científicos, naturais e objetivos é
característica da seguinte teoria da Psicologia:
(
a) Naturalista;
(b)
Behaviorista;
(c
) Psicanalista;
(d
) Biológica.
R:
A correta é a letra “b” porque a Escola Behaviorista ou Comportamental da
Psicologia surgiu nos EUA, no início do
século XX, através do psicólogo John Watson (1878-1958), cujo ponto fulcral do
pensamento expressa uma metodologia objetiva e científica baseada na
comprovação experimental, em oposição ao subjetivismo da época. O comportamento
definido por meio das unidades analíticas: estímulos e respostas.
AULA
7 - AVALIAÇÃO PRÁTICO-TEÓRICA:
Aplicação Prática Teórica
1-O fato de que muitos jovens de
estratos sócio econômicos desfavorecidos
não se reconhecem e não se auto-rotulam como
“adolescentes” nos leva a considerar que:
( a ) a adolescência não pode ser considerada “uma fase universal
do desenvolvimento humano”;
(b) "os adolescentes" destes
estratos têm uma "adolescência" diferente das de outros estratos;
(c) práticas sociais implicam
necessariamente sistemas de significação que, por sua vez, definem relações e
inserções sociais;
x(d) a experiência sócio-cultural deste
grupo de jovens reflete sua exclusão da experiência sócio-cultural hegemônica;
(e) nenhuma das respostas anteriores.
R: Resposta “d”. Sim, porque são
portadores de códigos lingüísticos diferentes, de saberes práticos e posturas
estéticas não privilegiadas pelo status quo.
(XVII CONCURSO PÚBLICO DA CORREGEDORIA
GERAL DA JUSTIÇAPSICÓLOGO/1998)
2-Devemos ter cuidado de não dar como certo
que o que vemos é o que existe, acreditamos que ver é crer, mas, na realidade
funcionamos como se crer fosse ver.?
(Ehrenberg)
Considere as afirmativas:
I.As pessoas interpretam seletivamente o
que veem a partir dos seus interesses, antecedentes, experiências e atitudes.
II.A representação interna da
experiência que se tem de um acontecimento não é exatamente o acontecimento em
si, mas uma reelaboração interna e personalizada do
mesmo.
III.O que o indivíduo percebe no mundo
vê -se em parte limitado pelo seu equipamento sensorial e em parte limitado
pelas suas hipóteses em relação ao mundo.
IV.A percepção é um processo ativo que
surge da relação dialética sujeito-objeto.
É CORRETO afirmar que:
(a)I,II,III e IV são verdadeiras;
(b)I e III são falsas;
(c)I e IV são falsas;
(d)Somente II e III são verdadeiras.
(PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO DO SUL ?
PSICÓLOGO/2003)
R: É verdadeiro afirmar que a letra “ a” é a
correta. Sabe-se que em Psicologia é
relevante o estudo da percepção porque o comportamento da pessoa humana é
baseado na interpretação que fazem da
realidade e não da realidade em si. A ilusão de ótica pode dificultar a
compreensão da realidade e contaminar a visão de mundo do sujeito-observador. Assim, muitos psicólogos cognitivos e
filósofos de inúmeras escolas sustentam a tese de que ao transitar pelo mundo,
as pessoas criam um modelo mental e/ou um paradigma de como o mundo funciona. E
é possível mudar a nossa interpretação, além de se considerar, atualmente, cada
vez mais, a importância da pessoa que percebe, durante o ato da percepção. A
presença e a condição do observador modificam o fenômeno.
Entende-se assim por percepção, o
processo ou resultado de se tornar consciente de objetos relacionamentos e eventos por meio dos
sentidos, que inclui atividades como reconhecer, observar e discriminar. Essas
atividades permitem que os organismos se organizem e interpretem os estímulos
recebidos em conhecimento significativo. São essas atividades que permitem aos
organismos se organizarem e interpretarem os estímulos recebidos em
conhecimento significativo.
A percepção de figura-fundo
(forma/conteúdo) é a capacidade de distinguir adequadamente objeto e fundo em
uma representação do campo visual. Um enfraquecimento nessa capacidade pode
prejudicar seriamente a capacidade de aprender de uma criança (APA,2010,p.696).
A percepção do mundo está na base das teorias das escolas Geltast, a Fenomenologia
e o Existencialismo.
3-A respeito do conceito de estereótipo
podemos afirmar que nem sempre são avaliações prejudiciais de indivíduos e
grupos. Partindo desta afirmativa, exemplifique uma situação em que podemos
verificar a criação de um estereótipo que não contenha uma avaliação prejudicial.
R:
A figura da rua como lugar inferior, símbolo da degenerância, pois como
afirmou uma criança “ nem sempre a rua é o pior lugar para viver”.
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