quarta-feira, 5 de junho de 2013

PSICOLOGIA APLICADA AO ESTUDO DO DIREITO

Foto:  As MUSAS


     “Todos os filhos são biológicos e todos os filhos são adotivos.  Biológicos,porque essa é a única maneira de existirmos concreta e objetivamente, adotivos, porque é a única forma de sermos verdadeiramente filhos.”


                             Luiz Schettini 




QUESTIONÁRIO DE PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO

1)   Cite as configurações familiares, na atualidade:

R: As configurações familiares apresentam-se assim:
    1) Família Nuclear;
     2) Família Recomposta;
     3) Família Monoparental;
     4) Família Homoafetiva;
      5) Família Adotiva;
      6) Família Sem Filhos

2) Explique Negligência:

R:É um tipo de violência. Do latim negligência ( de neglegera), é a falta de diligência, implica desleixo, preguiça, ausência de reflexão necessária, caracterizando-se também pela inação, indolência, inércia e passividade.  Ainda podemos falar que, Neglicência é a falta de atenção em termos jurídicos, é quando ocorre uma falta, com ou sem intenção, quando alguém omite o cumprimento dos seus deveres, não faz algo que deveria ter sido feito, principalmente na área da saúde, como medicina, enfermagem, por exemplo, um médico foi negligente por não ter ido verificar seu paciente durante a noite. Ser negligente com algo ou alguém, por exemplo, abandonar a vítima, em um acidente de trânsito, é ser negligente, e a pena está no Código Penal Brasileiro (Art. 18, C. Penal).

Obs.: É a omissão aos deveres que as circunstâncias exigem..


3) Diferencie Imperícia, Negligência e Imprudência:

R: Imperícia é a falta de habilidade para praticar determinados atos que exigem certos conhecimentos. Negligência é a falta de atenção com sua práxis. Imprudência consiste em uma precipitação no agir.



4) Explique violência e agressividade:

R: A violência é o uso desejado da agressividade. Pode ser: 

     a) voluntária ( intencional);
     b) racional ( premeditada);
     c) consciente;
     d) involuntária, irracional ( a violência destina-se a um objeto, por exemplo, por ódio ao chefe, o indivíduo bate no filho);
     e) inconsciente

    A agressividade está relacionada com as atividades de pensamento, imaginação ou de ação verbal e não-verbal. E manifesta-se pela ironia, pela omissão de ajuda, pela humilhação, constrangimento ou destruição do outro, isto é, pela ação verbal ou física sobre o mundo.

5- O que é violência sexual?

R: Caracteriza-se pelo abuso do poder que o agressor tem sobre a vítima para obter gratificação social,  sem o seu consentimento, sendo induzida ou obrigada a praticar sexo com ou sem violência física ( gerando na vítima, o medo, a vergonha e a culpa, mesmo que seja denunciado).


6) Quantas leis existem relacionadas à infância e juventude?

R: Código de Menores (1927 e 1979); ECA (1990); e, SINASE (2006).



7) Quais são as MEDIDAS SÓCIOEDUCATIVAS (MSE)  e  MEDIDA PROTETIVA (MP)?

R: MSE (ART.112/125) e MP ( ART. 101) é para crianças e adolescentes:

    Advertência - assina "admoestação verbal"
    Obrigação de Reparar Dano - restituir patrimônio/compensar o prejuízo/ressarcir o dano
    PSC - 8 horas semanais - máximo: 6 meses
    LA - mínimo: 6 meses
    SEMILIBERDADE - tempo = internação

8-  Trajetória do adolescente em conflito com a lei até o início do cumprimento da execução da medida socioeducativa. 

R: A trajetória apresenta-se da seguinte forma:

Ato infracional
Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente – DPCA
Promotoria Especializada da Infância e da Juventude
Juizado da Infância e da Juventude
CEDEDICA
 Liberdade Assistida (LA) Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) 



AULA 5 - AVALIAÇÃO PRÁTICO-TEÓRICA:

1-      Em uma sociedade sempre surgem movimentos que objetivam romper com as regras institucionalizadas, como por exemplo, os movimentos hippie, punk etc. Verifica-se, após algum tempo, que a sociedade incorpora alguns aspectos de tais movimentos. Isto acontece porque, ao institucionalizar essas novas regras, a sociedade
( a ) encontra-se identificada com o novo;
( b  ) procura eliminar a ameaça do novo;
( c   )  está valorizando o novo;
( d  )  está idealizando o novo;
x(  e  )  está aceitando o novo.
                              ( PROVA DO INEP/2000)


R:  É correta a letra ‘E’. Porque fenômeno sociocultural a configuração das tribos urbanas, na sociedade contemporânea representa a inserção e agregação social da população juvenil, contribuindo dessa forma para com  os processos de construção de identidade e as relações de alteridade nas relações sociais.

Um grupo se distingue de um agrupamento por ser constituído de um conjunto de pessoas que:
( a  )  compartilham o mesmo espaço;
x(  b  )  possuem um objetivo comum;
(  c  )  manifestam livremente as emoções;
(  d   )  respeitam normas de convivência;
(  e   )  conseguem uma unidade nas respostas.


R:  A resposta correta é a letra ‘B’. Porque grupo   pode ser um local de diferenciação social,

           
     ( ANALISTA PSICÓLOGO, MP-RONDÔNIA/2005)

2-      Em uma pequena cidade, próxima a uma rodovia federal, vive uma população cuja subsistência está ligada a uma pequena agricultura e à extração de madeira. Há alguns meses, três jovens desta cidade foram abordados por turistas que se interessaram pela atividade que eles estavam praticando: sem objetivos definidos, entalhavam, aleatoriamente, um pequeno tronco de madeira. Os turistas prometeram voltar à cidade, dois meses mais tarde, para comprar ou levar às feiras de artesanato as peças que os jovens, naquele momento, se comprometeram a preparar. Na volta para suas casas, os três rapazes conversaram com os amigos e, rapidamente, vários jovens passaram a esculpir peças de madeira. Os adultos ajudaram transformando um galpão em local para o trabalho coletivo desses (as) meninos (as). Estes passaram a ser conhecidos como os “Pequenos Artesãos”. Reuniam-se todos os dias de segunda a sexta-feira. Estabeleceram uma escala semanal em que diferentes meninos (as) abriam e fechavam o galpão. Cada um deles deveria providenciar suas próprias ferramentas e permanecer pelo menos três horas por dia entalhando. Estabeleceu-se também, por pressão dos pais, um acordo de que não poderiam deixar de ir à escola para ir ao galpão e nem se envolver nas brigas das galeras da cidade. Estreitaram-se os laços entre eles para outras situações, conversando entre si mesmos, sobre suas vidas, planos para o futuro, dificuldades que viviam na escola e na família. Dispunham-se a ajudar algum (a) amigo (a) que enfrentasse algum problema. Estes jovens passaram a conversar antes de tomar decisões na vida. Hoje, quando reconhecidos por alguém na comunidade, são valorizados por fazer parte deste grupo dos pequenos artesãos.

        Descreva os elementos, na situação apresentada, que caracterizam os “Pequenos artesãos” como um grupo psicológico, identificando os aspectos relativos aos comportamentos/ações dos membros do grupo que permitem justificar sua resposta e relacionando esses aspectos aos conceitos teóricos ( processos psicossociais) diretamente ligados

       ( INEP/2000)


R:  A Teoria da Dinâmica dos Grupos procura analisar do ponto de vista interindividual,  as estruturas do grupo, como o poder, a liderança e a comunicação.
           Deve-se a Lewin, Lippit & White ( 1939, citado por Jesuíno, 2000) a introdução do método experimental aplicado ao estudo da liderança informa a diferenciação entre equipes de trabalho e grupos de trabalho.
            Sabe-se que há três tipos de trabalhos que envolvem pessoas em grupos ou equipes:

        1º- Grupo de trabalho com um só líder: seu conhecimento processual supera o dos outros integrantes;
        2º- Grupo de trabalho é o que há colidires: o conhecimento do líder é comparável ao do grupo: e,
       3º- Grupo de trabalho com múltiplos líderes e/ou equipe de trabalho: é a que tem conhecimento processual da equipe e supera a de qualquer líder isolado, pois têm autonomia, comunicação e diálogo, flexibilidade, curiosidade para aprender e comportamento ético.
       Isto posto, os três jovens interagiam socialmente até o encontro dialógico com os turistas; após esse fato, formaram um grupo de trabalho para fins artístico-comerciais; e a partir dessa nova interação, tomaram consciência, modificaram seus comportamento para um bem comum e se transformaram nos “ Pequenos artesãos”, de suas cidades;



3-      Responda se a afirmativa é falsa ou verdadeira. Justifique a sua resposta, exemplificando-a.

R:  Os grupos de trabalho e as equipes de trabalho são estruturas de desempenho distintas. Já que uma equipe requer objetivos e responsabilidades de trabalho compartilhados.



(  X   ) Verdadeira           (     ) Falsa


( CONCURSO PÚBLICO PARA SERVIDOS TÉCNICO. PSICÓLOGO-UFBA/2009)

R: É verdadeira a resposta, porque contextos diferentes, grupos de trabalho diz respeito a interação social entre pessoas com um ou mais objetivos comuns e que se identificam como integrante desse grupo; já as equipes de trabalho são interações sociais que compartilham habilidades complementares e possuem comprometimento umas com as outras, com a qualidade dos relacionamentos e  dos resultados. O principal diferencial  entre elas está na forma da autonomia e de  participação. Um bom exemplo pode ser o “jovens artesãos” do exercício nº 2, na segunda etapa de suas interações sociais ( onde passaram de grupo para equipe de trabalho), com avanço estupendo em suas intersubjetividades e nos trabalhos organizacional em equipe.



    

Nenhum comentário: